Voz do MS

Capital

Capital é a primeira do Centro-Oeste a aderir ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

jornalismo@vozdoms.com.br

Plataforma permite que haja integração entre as forças de segurança pública e outros órgãos nacionais

Campo Grande é a primeira Capital da região Centro-Oeste a aderir ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), de acordo com o secretário Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Valério Azambuja.

Com isso, guardas civis metropolitanos (GCM) passam a operar com serviço nacional de compartilhamento de informações.

O sistema permite que haja integração entre as forças de segurança pública e outros órgãos nacionais, como banco nacional de informações, trânsito e foragidos da justiça, por meio do Banco Nacional de Mandados de Prisão e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Também é possível consultar identidade de pessoas e dados de veículos no sistema. O objetivo é agilizar operações e diminuir o tempo de resposta em ocorrências.

O Ministério da Justiça doou o Sinesp-CAD a Campo Grande, ou seja, nenhuma verba do município foi utilizada na implantação do sistema.

O titular da pasta afirmou que o sistema começou a ser operado nesta semana por agentes da GCM.

“Tudo o que for de segurança que ocorrer em Campo Grande nós vamos estar acessando online em tempo real. Quando tiver uma ocorrência em determinado ponto, o sistema estará acusando porque ele é georreferenciado e tiver uma viatura mais próxima, o despachante aqui vai direcionar a ocorrência para aquela viatura”, esclareceu o secretário.

Além disso, Valério Azambuja garantiu que o sistema é seguro. “Tudo o que acontece em termos de segurança, de você consultar banco de dados criminais de presos, de foragidos, parte de trânsito, todo o sistema de trânsito você pode consultar agora aqui, em Manaus, Brasília, enfim”.

A prefeita da Capital, Adriane Lopes, ressaltou que Campo Grande sai na frente na região Centro-Oeste em questões de segurança pública.

“[Estamos] implementando ações de segurança e trazendo essa interligação de todos os nossos dados de ocorrências acontecidas no nosso município direto com o Ministério da Justiça”, disse a chefe do executivo municipal.

“A gente traz a eficiência e continuidade de todos os programas que estão sendo implementados para aumentar ainda mais a segurança da nossa capital a toda a população”, complementou.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias