Voz do MS

Geral

Campo Grande fica em primeiro lugar em ranking de capitais inteligentes do Brasil

Redação
Ferramentas de acesso a serviços públicos, como a zeladoria por telefone, internet ou por meio de aplicativo, foi um dos motivos para melhorar posição.

A cidade de Campo Grande ficou em primeiro lugar entre as capitais mais inteligentes do Brasil, de acordo com a Conexis Brasil Digital e pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), que foi divulgada em um live, nesta quinta-feira (25).

O município também ocupou o segundo lugar no Ranking de Cidades Amigas da Internet, ficando atrás apenas de Uberlândia (MG) no Ranking Geral de Serviços de Cidades Inteligentes.

Campo Grande passou a oferecer, nos últimos anos, 24 dos 26 serviços pesquisados no ranking, como Internet e Celular, que são utilizados pelos cidadãos nas áreas de mobilidade urbana, e-gov, saúde, educação e ambiente.

O ranking permite que os municípios verifiquem sua posição em relação e identifiquem os pontos que necessitam de melhorias, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.

A Capital possui 73.181 lâmpadas de LED, instaladas e habilitadas à função de telegestão. De acordo com a prefeitura, nos últimos dois anos, mais 40 mil lâmpadas foram instaladas e 64 câmeras monitoram a cidade.

Para o ranking, o município se destaca pelos serviços inteligentes prestados à população no quesito de mobilidade urbana com o aplicativo Todos no Ônibus, que tem o objetivo de facilitar, por meio da tecnologia, o uso do transporte público para cadeirantes e pessoas de baixa ou nenhuma visão.

Na educação, o sistema de matrícula online, que oferece acesso às tarefas e conteúdos educacionais na Rede Municipal de Ensino (REME) também foi destaque.

As ferramentas que permitem que a população possa solicitar serviços públicos como a zeladoria por telefone, internet ou por meio de aplicativo, foi considerada um dos motivos que elevou a avaliação de Campo Grande.

Durante a live em que o ranking 2021 foi anunciado, o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, destacou que a premiação reflete o reconhecimento das gestões municipais inovadoras ao desenvolvimento da infraestrutura da conectividade.

“Uberlândia e Campo Grande são exemplos do que as cidades podem fazer em prol do 5G e do cidadão”, afirmou.

Via Correio do Estado

Comentários

Últimas notícias