Voz do MS

Geral

Calor não intimidou fiéis; água e fé foram ingredientes durante a procissão

Redação

[Via Correio do Estado]

Procissão da paróquia que leva o nome da homenageada do dia, Senhora Aparecida, foi marcada por agradecimentos e pedidos diversos. Mesmo com o sol quente, os fiéis não se intimidaram e dois ingredientes que não faltaram foi a fé e a água para se hidratarem, durante a caminhada.

Esse foi o caso da doméstica Irene Borges de 73 anos, que participou da procissão para agradecer as bençãos que recebeu. “Não tenho nem palavras, fiquei quatro meses no hospital e saí essa semana. Meu marido estava entre a vida e a morte. Pedi para Nossa Senhora Aparecida, para Deus e para o Espírito Santo e fui atendida”, declarou.

A micro pigmentadora, Sônia Regina Boreli, 56 anos, também disse que tinha muito a agradecer e por esse motivo foi celebrar a homenageada. “Faço isso desde pequena e sempre entendi que hoje não é o dia das crianças, para mim, hoje é o dia da Nossa Senhora Aparecida”.

O quadrilátero que comportam as ruas próximas a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi o trajeto dos fiéis. A Paróquia fica na Avenida Tamandaré e muitos estavam com garrafas de águas para amenizar o calor. Tinham aqueles também que mesmo não participando da caminhada, saíam de casa e ficavam acompanhando do portão, a procissão. Momento em que paravam tudo para fazerem suas orações, petições e agradecimentos.

A celebração é tradição também para o mecânico aposentado Mamoru Ajuki de 75 anos. “Todo ano eu venho, isso fortalece a minha fé”, dizia ele, ao acompanhar a caminhada a passos lentos, sendo um dos últimos do grupo.

De acordo com o seminarista Wesley Luz, de 20 anos, o momento da procissão simboliza a peregrinação cristã. “Somos um povo que caminha, somos peregrinos nessa terra e também é uma maneira de honrar a mãe de Deus por todo o testemunho de fé. Caminhamos em direção a Cristo, isso que significa a procissão”, explicou o seminarista. Após a procissão, os fiéis participarão da primeira missa às 8h30. Em seguida a programação conta com a atração do grupo musical Sampre.

Às 16h ocorre a carreata em que a concentração será na Praça do Papa. Os fiéis vão percorrer a Afonso Pena até a Rua Bahia e vão retornar pela Avenida Mato Grosso. “São, aproximadamente, 1h30 de percurso e lota, os fiéis participam mesmo”, disse o seminarista.

Para finalizar as programações em comemoração ao dia da Senhora Aparecida, o bispo Dom Dimas de Lara celebrará a última missa de hoje na Paróquia Nossa Senhora Aparecida às 19h. Após a celebração, haverá confraternização entre fiéis com venda de comes e bebes.

Comentários

Últimas notícias