Voz do MS

Viagens

Cachoeiras em Mato Grosso do Sul são opções para aproveitar a natureza e diminuir o estresse

Viagens e Turismo
Espalhadas por Mato Grosso do Sul, as cachoeiras são ótimas opções para quem deseja aproveitar o contato com a natureza e valorizar o turismo no Estado

Um bom banho de cachoeira tem fama de afastar todo o estresse do cotidiano. E se tem algo que Mato Grosso do Sul acumula são as quedas d’água.

É possível encontrar perto da Capital ou em Bonito – principal destino turístico do Estado e referência para o mundo – diversas opções interessantes para curtir com amigos ou familiares.

Para começar, um dos destaques é o Parque das Cachoeiras, localizado em Bonito, interior de Mato Grosso do Sul. A caminhada é leve e os banhos de cachoeira são deliciosos, apesar de a água ser levemente gelada dependendo da época do ano.

O rio que forma as cachoeiras deste passeio é o Rio Mimoso, cristalino como todos de Bonito. Para completar, o Parque das Cachoeiras tem uma tirolesa.

Também em Bonito, distante 297 km de Campo Grande, a Ceita Corê é uma excelente opção para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. O local tem sete cachoeiras com paradas para banho e uma trilha leve com cerca de 1.700 metros.

O passeio também contempla uma visita à nascente do Rio Chapena, onde é possível fazer apneia e se aventurar mergulhando em uma misteriosa fenda pela qual verte água.

Em Bodoquena, cidade vizinha de Bonito, um dos destaques é a Cachoeira Boca da Onça, com seus 156 metros de queda livre. No atrativo passa o Rio Salobra e há várias opções de trilha, como a Meia Trilha Boca da Onça e a Meia Trilha Buraco do Macaco, cada uma em sentidos diferentes e ambas com até 2,2 km de caminhada.

São oito cachoeiras e quatro pontos de banho, sendo o Buraco do Macaco um dos mais bonitos, com 7 metros de altura, 9 metros de largura e 4 metros de profundidade.

A Cachoeira do Rio do Peixe, também em Mato Grosso do Sul, tem 75 metros de muita emoção. Ela está localizada no município de Rio Negro, distante 154 km de Campo Grande.

A Trilha Extrema é um dos locais que oferece a possibilidade de conhecer o local e inclusive praticar rapel.

A cidade de Rio Negro tem outros atrativos, como duas cachoeiras e três balneários. No município também há sítios arqueológicos, nos quais é possível conhecer melhor a história de MS.

Mais recente, a Trilha da Conquista, em Sidrolândia, tem uma cachoeira maravilhosa no fim do percurso, que faz valer a pena qualquer esforço. Distante 40 km de Campo Grande, o trajeto é de 4,5 km em meio à mata nativa, onde existem duas nascentes. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e termina com duas corredeiras.

A trilha é na fazenda Conquista. No trajeto, há três cachoeiras, uma nascente e um mirante, do qual é possível ter uma vista ampliada do lugar.

Em Campo Grande, o destaque são as trilhas feitas nas regiões próximas à cidade.

A Trilha da Usina Abandonada possui cerca de cinco quilômetros de extensão, quatro cachoeiras e guarda, além das belezas naturais, um pouco da história de Campo Grande.

As terras já pertenceram à família de Vespasiano Martins, intendente e prefeito de Campo Grande por três mandatos, além de governador e senador de Mato Grosso do Sul.

Comentários

Últimas notícias