Voz do MS

Viagens

Buenos Aires – Relatos de Viagem

Cleuza Vasconcellos

Buenos Aires é uma das cidades da América do Sul mais procurada por brasileiros, por ser uma cidade cosmopolita, charmosa, com bons restaurantes, passeios interessantes, muita cultura e ótima opção para compras.

Saindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre em condições normais, o vôo dura 2h 40m em média ,descendo no Aeroporto de Ezeiza.

Numa quarta-feira de novembro, a meia-noite, desembarcamos no Aeroporto de Ezeiza após uma viagem excelente com escala em Curitiba.

Com uma demora acima do normal, nossas bagagens chegaram todas violadas, com lacres rompidos e com falta de objetos. Enfim, uma chegada que poderia desanimar qualquer um, mas que foi amenizada pelo resto da viagem.

A beleza da cidade ajudou a não sentirmos os 45 km de distância do aeroporto até o hotel, localizado no centro, perto da Calle Florida.

Na manhã seguinte, após um café da manhã excelente, fomos bater perna pelo centro, observando a variedade das lojas e o estilo arquitetônico da capital portenha. A Galeria Pacífico não podia ficar de fora, tanto pela sua beleza, bem como pela variedade de artigos de couro.

Seguindo nosso roteiro, visitamos a Casa Rosada, sede do governo federal, a basílica Santo Domingo, no estilo colonial espanhol.

No segundo dia, fizemos um city tour que nos levou ao delta do Rio Tigre, região onde as famílias portenhas têm suas casas de veraneio, cada uma com sua marina, e de grande beleza.

Pegamos um trem turístico, que leva a uma estação onde a venda de artesanato e a culinária local são as maiores atrações.

Nosso dia terminou no Señor Tango, a maior casa especializada em tango de Buenos Aires, onde funciona também um restaurante de categoria internacional, se queser   aprender dançar tango, há salas especializadas chamada “Milonga para iniciantes”.

Não fizemos outra coisa a não ser passear pela cidade todos os dias de nossa estadia.

Vale a pena mesmo, descobrindo lugares encantadores e nos surpreendendo com a arquitetura de inspiração européia.

A capital portenha tem uma beleza sem igual, passeando por Recoleta , um bairro com jardins bem cuidados com ruas largas e bem arborizado, temos a sensação de estar na Europa, Palermo também é um bairro muito interessante pela sua arquitetura e bons restaurantes.

No bairro La Boca, conhecemos a rua Caminito  que é a mais famosa de Buenos Aires pelo seu colorido e atrações e também o estádio do Boca Juniors, conhecido como La Bombonera.

Foi fantástico! As pessoas tocam na rua, imitam os brasileiros no Samba, e você acaba dançando na rua também, nos faz sentir em casa.

No charmoso bairro Puerto Madero, jantamos na churrascaria Siga La Vaca, que tem ambiente rústico e agradável, com grandes janelas que oferecem uma vista do canal e do bairro mais moderno  da cidade.

No domingo, dia da nossa volta, visitamos pela manhã a tradicional feira de San Telmo, onde a venda de antiguidades e artesanato é o ponto alto.

Os portenhos tem toda razão de se sentirem orgulhosos da sua capital, simplesmente linda.

Melhor época para ir é na primavera, as estações são como as nossas aqui no Brasil, porém, mesmo sendo no verão  necessitamos de agasalho pois as noites são bem frias.

Dicas de Viagem:

–  É melhor trocar reais por dólares no Brasil e trocar por pesos no câmbio oficial em Buenos Aires (verificar cotação na época da viagem) em casas de câmbio do aeroporto e hotéis e lugares de confiança.

– Cuidado com o troco no taxi, pra não pegar notas falsas

-Em restaurantes coloque sua bolsa no colo, todo cuidado e pouco e nas ruas do centro também requer cuidado onde houver tumulto.

Curiosidade: O Portenho não vai pras ruas comemorar ano novo, eles ficam em casa, se for no Réveillon, não tenha expectativas quanto a festas.

Lugares imperdíveis:  Delta do Rio Tigre ; Livraria El Ateneo, a mais bonita do mundo ; Show de tango: Señor Tango, El Viejo Almacen, Esquina Carlos Gardel, Café Tortoni, Excursão guiada com duração de três horas em Palermo para degustação de vinhos, rota de bares e cafés podendo reservar no próprio hotel.

Pontos turísticos: Obelisco, Teatro Colón, Rua Caminito, Ponte da Mulher, Jardim Japonês, Torre de Los Ingleses, Cemitério da Recoleta, Mausoléu de Evita Perón, Cabildo, Casa Rosada, Shopping Abasto, Bairro velho de San Telmo

 

 

Comentários

Últimas notícias

Colunas