Voz do MS

Internacional

Autoridades britânicas tratam explosão em trem como atentado terrorista

Redação

[Via Correio do Estado]

Uma explosão dentro de um trem de Londres deixou ao menos 18 feridos às 8h20 locais (4h20 no horário de Brasília) nesta sexta-feira (15). O incidente está sendo tratado como “ato terrorista” pelas autoridades britânicas.

Segundo informações do portal britânico The Guardian, a bomba estava dentro de uma mochila e explodiu  apenas parcialmente, não causando mortes. A Polícia Metropolitana chegou à estação de metrô Parsons Green (District Line), no oeste de Londres , dentro de poucos minutos depois da explosão, disseram testemunhas.

A investigação acerca do incidente terrorista está sendo liderada pelo Comando Anti-Terrorismo da Scotland Yard e envolve o MI5, que é o serviço de segurança do país. Os agentes estão em busca do responsável pelo ataque. Todos os suspeitos serão presos antes que possam atacar novamente.

De acordo com o Comissionário Assistente Mark Rowley, o explosivo parece ser caseiro. "As investigações ainda estão sendo realizadas pelo Comando Anti-Terrorismo da Polícia Metropolitana e por uma equipe da Polícia Nacional Contra-Terrorismo, com colegas do MI5. Centenas de detetives estão envolvidos. Estamos olhando imagens de câmeras de segurança, fazendo uma investigação forense; além disso, entrevistas com testemunhas estão sendo realizadas no momento", afirmou.

O nível de ameaça ao terrorismo é estabelecido pelo centro de análise do terrorismo conjunto [JTAC], que faz parte do MI5. Nessas horas imediatas após o incidente no metrô, a ameaça permanece como "grave", o que significa que um segundo ataque é altamente provável. O nível máximo de alerta foi feito, pela última vez, em maio deste ano - permanecendo por dias - depois do atentado suicida no Manchester Arena.

Membros da equipe de segurança afirmaram à rede de TV CNN que havia um timer no dispositivo. Além disso, já ficou claro para os investigadores que a pretensão do terrorista seria a de causar um dano muito maior, mas o explosivo funcionou apenas parcialmente. Por enquanto, a polícia forense irá estudar os materiais utilizados na bomba caseira, o que pode dar pistas sobre os responsáveis por sua fabricação.

Hospitais locais já foram alertados e se preparam para outros possíveis incidentes. Os feridos na explosão de Parsons Green foram encaminhados para cuidados médicos, mas, ninguém apresentou quadro grave e não há risco de morte.

Ataques à capital britânica

A explosão na estação de metrô Parsons Green é o quinto ataque terrorista a superar as defesas da Grã-Bretanha desde março de 2017. Dois atentados em Londres e um bombardeio em Manchester foram assumidos por terroristas ligados ao extremismo islâmico. Um ataque com uma van, em junho, foi realizada por motivações da extrema-direita.

Comentários

Últimas notícias