Voz do MS

Esportes

Atleta conquista medalha de ouro nos Jogos Universitários Paralímpicos

Redação

[Via Correio do Estado]

Três atletas do município de Dourados tiveram destaque nos Jogos Paralímpicos Universitários, realizado no Centro de Treinamento em São Paulo. A atleta Joane Pedroso Corrêa (Anhanguera) conquistou a medalha de ouro nos 400 metros e 1.500 metros e a prata, nos 100 metros.

Alexandre Torresani da Costa (UEMS) e Maicon Luiz de Paula Cusinato (Unigran), completaram o time da cidade, representando Mato Grosso do Sul, na disputa. No total, 292 atletas de aproximadamente 200 instituições de Ensino Superior, provenientes de 24 Estados e também do Distrito Federal participaram do evento considerado um dos maiores da categoria, no país.

Na edição 2018 dos Jogos Paralímpicos Universitários, foram disputadas sete modalidades: atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas, entre os dias 9 e 12 de maio.

VISIBILIDADE 

Os Jogos Paraolímpicos Universitários foram realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em conjunto com a CBDU (Confederação Brasileira de Desporte Universitário). Na edição 2018 houve um crescimento de 35% no número de participantes, fortalecendo o papel do desporto adaptado no país.

“Os Jogos Universitários vieram para preencher uma lacuna que tínhamos no nosso programa. Fazemos muito bem as Paralimpíadas Escolares e as crianças que de lá saem iam diretamente para o alto rendimento ou paravam de estudar. Agora, com o aumento que tivemos, sabemos que os Jogos Universitários é uma realidade, já está consolidado no calendário do Comitê Paralímpico Brasileiro”, disse Ivaldo Brandão, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Além das medalhas, Joane Pedroso conquistou também o índice nos 1500 metros para os futuros eventos nacionais que serão realizados pelo CPB (Comitê Brasileiro Paralímpico). Ela também se classificou para os Jogos Universitários Pan-americanos, que serão realizados em julho.

Comentários

Últimas notícias