Voz do MS

Geral

Ação retira cadeiras, isopor e duzentos quilos de lixo de lagoa

Redação

[Via Correio do Estado]

Ação de limpeza subaquática na Lagoa Itatiaia (Parque Doutor Anísio Barros), realizada na manhã deste sábado (15), coletou mais de duzentos quilos de lixo, em Campo Grande. Foram encontrados nas águas três cadeiras de plástico, três caixas de isopor e quarenta garrafas plásticas.

A ação foi realizada das 8h às 12h,  pelo Rotary Club de Campo Grande Universidade, juntamente com o Grupo Gestor da Lagoa Itatiaia, composto por dezoito representantes da comunidade e vários órgãos da prefeitura, além da equipe de mergulhadores dos bombeiros.

O presidente do Rotary Club, coronel José Antônio Pereira dos Santos, explica que essa é apenas a primeira ação e que não foi possivel retirar todo o lixo acumulado no local. "Lixo que as pessoas jogam. Fizemos a limpeza de grande parte, mas não deu para fazer a limpeza de tudo. Ano que vem teremos outras ações, plantio de árvores, e outras retiradas de lixo", explicou.

Representando o Grupo Gestor, Jean Fernandes dos Santos Junior, explicou que a ação é para limpar também embaixo das águas, já que a sujeira submersa atrapalha a vida de animais na região e impede que esportes possam ser praticados com segurança. "A lagoa sempre recebe alunos e empresas que fazem coleta de lixo, mas no subaquático não está sendo feito. Depois de dez anos o Grupo Gestor está fazendo coleta nos fundos da lagoa", explicou.

Jean disse ainda que o lixo retirado dos fundos da lagoa já era esperado, mas que todos ficaram surpresos com alguns objetos. "Cadeiras de plásticos daquelas de bar, isopor de colpcar cerveja, quarenta garrafas pets... Ficamos espantados", comentou.

Além de moradores, o Grupo Gestor também tem representação e segmentos com interesses diversos como cultural/esportivo na lagoa e também representantes da Câmara Municipal, Semadur, Planurb e Funesp, Polícia Municipal.

Comentários

Últimas notícias