70% dos professores acham benéfico incluir criança com deficiência em classe regular
O levantamento foi realizado entre os dias 9 de novembro e 1º de dezembro do ano passado
Pesquisa Datafolha, realizada a pedido da Fundação Lemann com colaboração do Instituto Rodrigo Mendes, mostra que 70% dos quase mil professores entrevistados acreditam que a escolarização de crianças com deficiência feita em conjunto com alunos de classes regulares proporciona benefícios educacionais a todos.
O levantamento foi realizado entre os dias 9 de novembro e 1º de dezembro do ano passado, por meio de entrevistas por telefone, e ouviu 967 docentes de ensino fundamental e ensino médio de redes públicas de todas as regiões do país.
De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados disseram que conhecem os direitos dos estudantes com deficiência de ter acesso a escolas comuns e compartilhar seus espaços com os demais.
“O fato de a maioria dos professores acreditar no sistema de ensino inclusivo é fundamental porque é esse profissional que tem contato direto com o estudante, com a família dele no dia a dia, está na linha de frente e investirá na aprendizagem eficaz de todos os alunos de sua sala”, diz Luiza Corrêa, coordenadora de Advocacy do Instituto Ricardo Mendes.
Segundo Corrêa, isso não retira a obrigação das redes de ensino de investirem em formação continuada, metodologia e capacitação para esses docentes.
Para 12% dos professores entrevistados, a inclusão prejudica os estudantes sem deficiência. Desse percentual 11% dão aulas para os anos iniciais do ensino fundamental; 14% são professores de anos finais do ensino fundamental; e 9% ensinam os alunos do ensino médio.
A região Norte tem o grupo de docentes com o menor porcentual de concordância com a afirmação de que há benefício a todos os estudantes (57%). Também está na região o maior porcentual de docentes que dizem que a inclusão prejudica os demais estudantes (17%).
Via Correio do Estado MS